Catequista Jaqueline

Catequista Jaqueline

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DAS DORES

Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples memória: não mais Sete Dores de Maria, mas menos especificadamente e mais oportunamente: Virgem Maria Dolorosa. Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místico nascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos, enquanto cristãos, do mútuo amor sacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossa devota e afetuosa meditação a dor de Maria. Mãe de Deus e nossa.

A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou simbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evangelho: a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz, a sepultura, portanto, somos convidados hoje a meditar estes episódios mais importantes que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Vamos nós, cristãos, pedir auxílio à Rainha dos Mártires, para que nos mantenha afastados do pecado, e nos dê força, auxílio e paciência para levarmos a nossa Cruz.

domingo, 3 de julho de 2011

O remédio para as feridas da humanidade é o Amor, afirma Papa

Da Redação, com Rádio Vaticano

Reuters
''Devemos abandonar o caminho da arrogância, da violência usada para obter posições de maior poder, para garantir o sucesso a qualquer custo''
“Devemos abandonar o caminho da arrogância, da violência usado para obter posições de maior poder, para garantir o sucesso a qualquer custo”. Foi o convite do Papa Bento XVI na mensagem que antecedeu o Angelus deste domingo, 3, na Praça São Pedro.

Retomando as palavras do Evangelho deste domingo (cf Mt 11, 25-30 - no Brasil se comemora a Festa de São Pedro e São Paulo), o Santo Padre explicou que o “jugo” de Cristo é a lei do amor.

“Quando Jesus percorria as estradas da Galiléia, proclamando o Reino de Deus e curando muitos doentes, - disse o Papa - sentia compaixão pelas multidões porque estavam cansadas e oprimidas, como ovelhas sem pastor”. Aquele olhar de Jesus parece estender-se até hoje, até o nosso mundo.

O olhar de Cristo

“Ainda hoje [o olhar de Jesus] pousa sobre tantas pessoas oprimidas por condições de vida difíceis, mas também privadas de válidos pontos de referência para encontrar um significado e uma meta para sua existência. Multidões estão oprimidas nos países mais pobres, provadas pela indigência; e até mesmo nos países mais ricos são tantos os homens e mulheres insatisfeitos, até mesmo pessoas com depressão. Pensamos então nos numerosos deslocados e refugiados, naqueles que imigram arriscando suas vidas”.

O olhar de Cristo – continuou o Santo Padre - pousa sobre todas essas pessoas, ou melhor, sobre cada um desses filhos do Pai que está no céu, e repete: “Vinde a mim, vós todos ...”.

Jesus promete dar a todos "descanso", mas estabelece uma condição: “Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração". O que é este "jugo", pergunta-se o Papa, que em vez de pesar torna-se mais leve, e ao invés de esmagar levanta? O "jugo" de Cristo é a lei do amor, é o seu mandamento, que deixou aos seus discípulos”.

O remédio para a humanidade

"O verdadeiro remédio para as feridas da humanidade, sejam aquelas materiais, como a fome e as injustiças, sejam aquelas psicológicas e morais causadas por um falso bem-estar, é uma regra de vida baseada no amor fraterno, e que tem a sua fonte no amor de Deus. Por isso devemos abandonar o caminho da arrogância, da violência usada para obter posições de maior poder, para garantir o sucesso a qualquer custo".

Também em relação ao meio ambiente - disse ainda Bento XVI - devemos renunciar ao estilo agressivo que dominou nos últimos séculos e adotar uma razoável “mansidão”. Mas acima de tudo nas relações humanas, interpessoais, sociais, a regra do respeito e da não-violência, ou seja, a força da verdade contra qualquer injustiça é aquela que pode garantir um futuro digno do homem.

O Papa recordou por fim que ontem, nós comemoramos uma particular memória litúrgica a de Maria Santíssimalouvando a Deus por seu Coração Imaculado. Nossa Senhora nos ajude a “aprender” de Jesus a verdadeira humildade, a tomar com decisão o seu jugo suave, para experimentar a paz interior e sermos capazes de consolar outros nossos irmãos e irmãs que trilham com fadiga o caminho da vida.

Em seguida concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Não esquecer de rezar durante as férias

Antes de se despedir dos fiéis reunidos na Praça São Pedro o Papa saudou os grupos presentes em várias línguas. Durante as férias não se esqueçam da oração, inclusive colocando “o Evangelho na sua bagagem”, recomendou o Papa.

Com palavras diferentes, unidas, porém pela mesma intenção, Bento XVI fez um convite aos fiéis: “neste momento do ano no qual muitos de vocês farão férias, - disse em inglês - rezo para que vocês possam verdadeiramente repousar o espírito e o corpo e possam encontrar em Deus uma ocasião de repouso”.

Em francês, o Papa disse ainda: “Dêem espaço à leitura da Palavra de Deus, em particular do Evangelho que espero vocês não deixarão de colocar na sua bagagem para as férias”.

O Santo Padre irá iniciar um período de repouso, portanto, nos próximo dias deverá se transferir para a cidade de Castel Gandolfo, na região do Lácio, província de Roma. “Dali, se Deus quiser, guiarei o Angelus do próximo domingo”, afirmou Bento XVI. 



Site de referencia: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=282460

41 comentários:

  1. Olá! Muito frio por aí?? Ótima sua postagem, o amor é a base de tudo em nossa vida.
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    No meu blog tem um carinho pra você. Passa lá e pegue-o.
    Grande abraço
    Lurdes

    ResponderExcluir
  3. Vim lhe desejar uma boa semana!
    Tudo para honra de Deus!
    Paz de Cristo!

    Catequistas Unidos

    ResponderExcluir
  4. Chegando no grupo dos catequistas unidos e vindo conhecer o blog. Parabéns pelo trabalho!
    E, como disso o Santo Papa, o segredo é semear amor!
    Um grande abraço em Cristo,
    Lucyanna

    ResponderExcluir
  5. Ah! não achei a barra com os seguidores...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia com Jesus e com Maria! faço parte do grupo "Catequistas Unidas", meu nome é Rosane e sou do blog:http//catequesecomamor.blogspot.com/ gostei do seu blog e desta sua postagem,Jaqueline só não achei a barra de seguidores para poder seguir o seu blog.beijos.

    ResponderExcluir
  7. OI JAQUELINE SEMPRE PASSO POR AQUI , MAS AINDA NÃO ENCONTREI O ÍCONE DE SEGUIDORES,
    http://jardimdafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A Paz de Cristo e o amor de Maria !
    Oi Jaqueline sou novata na verdade
    construi o meu blog na 3a.Expo Rj
    com a ajuda da Sheilinha.
    Deus te abençoe e te guarde !
    Abraço Fraterno !
    Márcia Nunes

    ResponderExcluir
  9. Oi! estou passando para conhecer melhor seu blog, gostaria de segui-lo, mas não encontrei o ícone. Falar de amor é sempre bom, pois é nossa esperança de dias melhores. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Jaqueline, está tudo bem? Se precisar de alguma ajuda no blog, é só falar, ok?

    Aproveito para desejar um feliz Fim de Semana!
    Paz de Cristo!

    Tem promoção lá no blog.

    Claudia/Catequesenanet

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tem um presentinho bem docinho pra você lá no meu blog! É só pegar e aproveitar. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Paz e bem!
    Vim trazer meu abraço e dizer que tem um selinho pra vc lá no blog.

    ResponderExcluir
  13. oi amiga,
    sou catequista de Vitória/ES,
    participo do grupo de catequistas unidos
    Já imaginou um encontrão com os catequistas unidos?
    seria o máximo né...
    comenta lá no blog da Cláudia:
    http://catequesenanet.blogspot.com/

    passa lá no meu blog tbm, tem novidades:
    http://catequesejesusinfantil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tem um carinho pra vc lá no meu blog, passe lá e leve-o com você.
    Abraços carinhosos.
    Lurdes

    ResponderExcluir
  15. Catequista parabéns pelo dia de hoje, Deus abençoe sua vocação!
    É com muiiiita alegria que venho avisar que temos a honra de estarmos listados no
    Blog de Catequese da CNBB
    http://catequeseebiblia.blogspot.com/2011/08/parabens-catequistas-blogueiros.html?showComment=1314494472750#c7085661189258847238

    E agora nós Catequistas Unidos, vamos lá agradecer!
    Divulguem em suas paróquias e blogs.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  16. Oi parabéns pelo blog, somos quase vizinhas meu nome é Rose moro em Diadema.Bom Dia.

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou fazendo minha visita semanal nos blogs da lista dos catequistas unidos. Não é sempre que sobra tempo. Parabéns pelo dia do catequista, mesmo já tendo passado, pois somos catequistas até o fim, não é mesmo?
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  18. Oi, vim fazer minha visita, as vezes não consigo visitar todos, pois o tempo é curto, mas semepre que posso aqui estou. Grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Oi! Minha visita tem um sabor special, vim dizer que tem selinho no blog pra você. Beijossss

    ResponderExcluir
  20. Depois de algum tempo aqui estou fazendo uma visitinha para desejar um abençoado domingo pra você. Muito rica sua postagem. Parabéns
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  21. Oi, Jaqueline. Seu blog é tão lindo e abençoado. Não pare de escrever não, tá?
    Gostei dessa postagem! Meu nome é Joana, tenho 12 anos e sou coroinha em minha paróquia. Agora estou participando também dos Catequistas Unidos, muito feliz! Vim conhecer este cantinho e fiquei encantada com tudo. Que Deus abençoe sempre este lindo trabalho de evangelização que você está fazendo.
    Um grande abraço, com muito carinho,
    Joana

    sorrindocomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Vim trazer minha mensagem para você!
    Deus Menino veio fazer morada entre nós.
    O sinal é a estrela.
    O cenário é o estábulo.
    O motivo é comunicar seu amor à humanidade.
    O presente é Jesus.
    A certeza é que Deus, o Emanuel, está conosco.
    O momento é de alegria.
    O grito é de compromisso.
    Que a estrela de Belém continue a brilhar.
    E que o menino Jesus motive você a participar da construção da nova humanidade.
    Que ele aponte o caminho da Boa Nova da Salvação,
    para promover a paz, justiça e solidariedade.
    Desejo a você, Boas Festas: Um Feliz Natal e um abençoado Ano de 2012.
    Com carinho, Decca

    ResponderExcluir
  23. Olá!!! Voce sumiu... está tudo bem?
    Hoje estou dedicando um tempo para as visitas aos Catequistas Unidos...
    Gostaria de saber onde acha que poderíamos melhorar... e como poderíamos nos unir cada vez mais, para honra e glória do Senhor!
    Que sou ansiosa acho que todos já perceberam...rs Estou montando um planejamento para 2012 e gostaria de sua ajuda... veja a minha postagem de hoje. http://catequesenanet.blogspot.com/2011/12/catequistas-unidos-2012-vamos-planejar.html
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  24. Passei para desejar um feliz natal cheio de paz, e saúde e dizer que semana que vem de Segunda a Sexta-Feira, darei um presente para cada integrante do grupo, isso mesmo, CADA INTEGRANTE. Não perca. Também preparei uma mensagem para vocês lá no blog veja, foi feita com muito carinho.

    blogjonathancruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. É Natal.
    Tempo de fé.
    Felicidade nos corações humanos.
    Esperança de dias melhores.
    Inspirações de amor.
    Família reunida.
    União cristã.
    Encontros acontecendo.
    Festa preparada.
    Estrela brilhando,
    Cristo nascendo.
    Tempo preparado, para vê-lo chegar.
    Céu aplaudindo.
    Caminhos se abrindo.
    Vida florindo.
    Mundo sorrindo.
    Fraternidade se manifestando.
    Gente perdoando.
    Mãos se juntando.
    Humanidade agradecendo.
    Tudo é prece.
    E momento de paz.
    Ele veio para nos salvar...
    Por isto
    É Natal!



    Feliz Natal pra vc e sua familia...Enia

    ResponderExcluir
  26. Que a alegria e a esperança trazidas por Cristo no Natal estejam sempre presentes em sua vida.

    Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá, estou passando para lhe desejar um feliz Ano Novo e pedir que passe lá no blog para pegar o Selinho dos Catequistas Unidos 2012!
    http://catequesenanet.blogspot.com/2011/12/catequistas-unidos-crescendo.html
    Troque o selo anterior pelo 2012, vamos nos preparar para grandes conquistas no ano que se aproxima!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  28. OLÁ, PASSANDO PARA DESEJAR A VC UM FELIZ E ABENÇOADO 2012.
    BJS

    ResponderExcluir
  29. Olá, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
    O link de seu blog:
    Nome Completo:
    Endereço para correspondência:
    Telefones:
    Paróquia / Cidade / Estado
    Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.
    Conto com sua coolaboração!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  30. Oi... tudo bem? Apareça para dar noticias, estamos preocupados. Vim avisar que a lista dos Catequistas Unidos foi atualizada e tenho um convite:
    http://www.catequesenanet.com.br/2012/01/olha-surpresa.html
    Passe lá para conferir, te espero!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Passei pra fazer uma visitinha. Estamos sentindo sua falta. Quando puder, passe lá no meu blog, tem um selinho dedicado especialmente a você. Um abraço e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Feliz e abençoada Páscoa para você e sua família!
    Que a luz do Ressuscitado ilumine seu caminho, para que possas iluminar os caminhos daqueles que estão na luta pelo Reino.
    Na alegria da ressurreição,

    Catarina

    ResponderExcluir
  34. Olá, sou a Carminha e novinha por essas bandas.
    Recentemente aceita no grupo de Catequistas, estou visitando os blogs para ne apresentar.
    Amei o seu blog e com certeza virei mais vezes. Já estou seguindo-a

    ResponderExcluir
  35. Olá Catequista Unido!
    Está chegando o primeiro aniversário do nosso Grupo Catequistas Unidos, e com isso vai acontecer uma promoção especial! Peço alguns minutos de seu tempo para ler a seguinte postagem: http://www.catequesenanet.com.br/2012/05/aniversario-catequistas-unidos.html Venha participar conto com sua presença, afinal somos unidos ou não? rsrsrs
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  36. OLA JAQUELINE MUITO, LINDO SEU BLOG PARABENS DESEJO A VOCÊ MUITA PAZ E BENÇAS, UM ABRAÇO FIQUE COM DEUS.
    www.aguasprofundasevangelizacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Olá! É uma imensa alegria visitar seu blog. Tenha uma semana bem abençoada. Que a doçura de Maria e o amor de Jesus sejam constantes em sua vida. Um abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  38. Olá Jaqueline!!! Paz e Bem.Porque parou de postar? De seguencia ao seu trabalho,este é um ótimo mês dedicado aos catequistas. Tem um selinho para você em meu blog http://catequesechamadodedeus.blogspot.com passa lá para pegar.
    Rose e Anisio

    ResponderExcluir
  39. Olá Jaqueline Catequista Unida!
    Voce Anda sumidinha... volte logo e toca a evangelização aqui pelo blog também!

    É com o coração apertado que venho lhe pedir sua ajuda para a nossa amiga Catequista Unida Sheila (Semeando Catequese).

    Ela está passando por um grave problema nas córneas e está perdendo a visão aos poucos. Confiamos na Providência Divina, mas também precisamos ajudar no que pudermos. A iniciativa que Jesus me inspirou foi nos mobilizarmos em uma vaquinha... cada um doando 10,00 ou a quantia q desejar já conseguiríamos um valor maior para que ela possa ter os recursos para fazer a cirurgia.
    Você pode contribuir através de boleto bancário ou cartão de crédito.
    http://www.vakinha.com.br/Pagamento.aspx?id=162445 ou clique no banner na lateral do meu blog.
    Tantas vezes gastamos com bobagens... imagina se não podemos dispor de uns reais para uma amiga e evangelizadora que está perdendo a visão, não é mesmo? Por favor, faça a sua doação, repasse o link para seus conhecidos.

    Se você já fez a sua doação, lhe agradeço e peço que continue orando por ela.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  40. Oi Jaqueline! Sou o Rodrigo, do blog nº 83 dos Catequistas Unidos, e hoje estou aqui para te convidar a ver e participar do meu novo espaço de evangelização o www.catequizarcomjesus.blogspot.com que já foi inscrito no grupo!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir